Páginas

Postagens mais visitadas

Existe limites no Cosplay?

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Guess who's back? Back again...

Nada melhor do que voltar com um assunto polêmico, né não amores? Pois bem, essa linha de pensamento surgiu após algumas situações chatas que vi ao longo dessa semana. Nesse mundão de cosplayers sempre temos debates sobre "Cosplays ou Cosputa?" ou "Cospobre ou não?" e o sobre o assédio nos eventos (SIM! ASSUNTO IMPORTANTE! e será debatido em breve). A questão é o debate é sempre sobre o desrespeito que cosplayers passam em geral, mas e se mudarmos o nosso olhar para o modo que alguns cosplayers estão agindo, como seria isso?

Se você caiu de paraquedas no blog e não está entendendo o que significa cosplay ou cosplayers, deixe me explicar: "Cosplay é um termo em inglês para costume play, onde o praticante desse hobby se veste como algum personagem que admira e até representa ele com alguns trejeitos, o praticamente é chamado de cosplayer". Antigamente, era muito comum se fazer cosplays de personagens de animes, mas hoje tudo pode se tornar um cosplay. Mas, tudo mesmo? Bem, é o que vamos debater hoje.

Entrada trinfual be like
Se você acompanhar alguns eventos nos dias de hoje, pode ter reparado que a quantidade de cosplays de diferentes temas aumentou consideravelmente. Ao mesmo tempo que você está conversando com alguém vestido de Doutor Estranho, tem um cosplay de Dollynho do teu lado (experiencia real). O público hoje em dia tem a mesma emoção de ver uma pessoa vestida de Darth Vader como tem com alguém vestido de John Travolta perdido, e isso nos dá uma falsa impressão de que todos os cosplays que fizer serão aceitos pelo público geral, mas amores não é assim que as coisas funcionam.

A primeira experiência que tive por esses dias, foi andando pela CCXP e me deparar com um rapaz vestido de terrorista muçulmano, Perguntei para o mesmo se era algum cosplay, ouvi apenas "Não, fiz só pra zoar, haha", você zoar da fé alheia e trazer a tona um assunto bastante complicado para um evento com um público de 180 mil pessoas, é algo perigoso. Afinal, você não está no seu grupinho do Facebook onde isso é aceito, é um evento com milhares de pessoas com crenças e pensamentos diferentes, no primeiro dia do evento me deparei com várias mulheres muçulmanas andando por lá e várias dessas como hijab (véu islâmico). E aliás, eu era uma dessas mulheres. Se vestir como um terrorista islâmico para "zoar" não é algo engraçado, não é um cosplay. É intolerância religiosa e isto não serve apenas para esse exemplo, serve para você que se veste como "macumbeiro" ou com trajes de qualquer outra religião para "zoar". 


Outra situação que presenciei foi no Facebook em um grupo de cosplays, um rapaz pedia um orçamento para um cosplay de Hitler. A discussão foi gigante e me assustou o fato de várias pessoas defenderem esse tipo de atitude. A essência de escolher um personagem para se fantasiar vai pela admiração, afinal é bem bizarro você ouvir "Eu odeio o Spock, gastei meu tempo e dinheiro nesse cosplay, mas é pra zombar dele. Odeio mesmo", isso não tem coerência nenhuma. Então quando se vê um cosplayer caracterizado se tem a ideia de que a pessoa gosta pelo menos um pouco do personagem, e acho que ninguém aqui quer ser lembrado por ser um fã do Hitler, não é mesmo?

Muitas pessoas usaram o argumento de "Mas, ele pode tá querendo fazer o Hitler do Bastardos Inglórios" ou "É o cara do Hellboy", gente acho que há uma diferença gigante em você deixar claro que está representando o personagem de uma HQ ou filme e representar um genocida. Não quero entrar no mérito sobre isso ser um crime, afinal o meu ponto com esses exemplos de "cosplays" é outro. É sobre a empatia, queridos. É muito difícil entender que se sua piada, se seu cosplay ofende alguém, ele não deveria ser feito? O que um ser humano ganha sabendo que está andando em um evento e uma galera te achou um babaca por conta de um cosplay?

Minha vontade quando leio "Todo mundo faz cosplay do que quiser"
Fazer cosplay do que quiser não te dá o direito de ofender pessoas com ele, e se alguém te diz que aquilo ofende, não custa nada você repensar na sua atitude. Enfim, espero que todos tenham entendido o debate aqui e deixe nos comentários sua opinião. Quem gostou bate palma, quem não gostou paciência.

Até a próxima, amores.

6 comentários

  1. Concordo com você deve se ter respeito, n tudo pode virar "cosplay não " no caso cotado por vx de mulçumano zoando a religião. Os proprios organizadores deveriam por algumas regras e se fosse pega teria q ser expulso do evento.

    Adorei o post e tema abordado. Beijokass

    ResponderExcluir
  2. Você está certa flor, nossa fiquei de boca aberta de um cara ir vestido de terrorista muçulmano só para Zuar, e muita falta de respeito

    ResponderExcluir
  3. Não acho que tenha limites naum..
    Acho que o limite é a criatividade!
    Ela que manda!

    ResponderExcluir
  4. Oiii..
    Na minha adolescência eu costumava ir á alguns eventos onde era possível encontrar alguns (muitos) cosplays. Era muito legal encontrar as personagens que eu gostava, e ainda conversar com pessoas que eram tão fans dessas personagens quanto eu.
    A maioria das pessoas que faziam cosplay se caracterizavam porque gostariam de homenagear as personagens e personalidades favoritas, agregando a caracterização os trejeitos da personalidade do homenageado.
    É muito triste ver que pessoas estão denegrindo essa cultura tão legal e descontraída que é esse universo cosplay. É mais um prova que o respeito ao próximo está decaindo..
    Respondendo a sua pergunta do título: Sim, existem limites no cosplay. O limite é atingido quando a gente vai invadir o mundo do próximo, faltando-lhe o respeito quando zombamos da sua crença;
    Ótimo texto.
    Bjoo

    ResponderExcluir
  5. Uau que verdade em as pessoas estão ultrapassando os limites das coisas

    ResponderExcluir
  6. Olá, adorei o tema do post!
    Sempre quis fazer um Cosplay, mas nunca tive tanta criatividade para tal, então fico só admirando e babando nos que vejo.
    Mas quanto ao assunto polêmico do post, realmente, a pessoa usar a má fé so para "zoar" é tenso, acho esse tipo de atitude repugnante, claro que infelizmente algumas pessoas ainda idolatram tais figuras como Hitler.
    Um beijo.

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.